PERGUNTAS FREQUENTES

1. Os documentos enviados serão publicados ou divulgados?

Resposta: Não. Todo o material enviado por e-mail é anexado num processo digital restrito. Somente pessoas autorizadas no Ifal tem acesso.


2. Quanto tempo demora para assinar um convênio para concessão de estágio com o IFAL?

Resposta: Se a documentação chegar toda completa e correta, as assinaturas demoram em média 2 dias.


3. Como funciona a Visita Técnica?

Resposta: Um funcionário do Ifal irá entrar em contato para agendar uma visita às instalações onde o estágio ocorrerá. A visita deve ser acompanhada por um funcionário da empresa, preferencialmente o que supervisionará os estágios.

Observação: Devido ao grande volume de pedidos de convênio, muitas visitas são realizadas de forma virtual. 


4. Quando inicia a validade do convênio? Por quanto tempo ele vale?

Resposta: O convênio tem início na data da ultima assinatura, que é a do Reitor do Ifal. O convenio para concessão de estágio tem validade de 60 meses (5 anos).


5. Posso assinar o convênio de forma digital?

Resposta: Sim, entretanto não se trata de uma assinatura comum escaneada.  Assinatura digital utiliza algoritmos de criptografia assimétrica que afere com segurança a autoria do assinante. O governo oferece assinatura digital gratuita a todos os cidadãos no portal gov.br.


6.  Quando o convênio for assinado da forma tradicional, à caneta, posso enviar a cópia escaneada?

Resposta: Sim, porém deve ser uma assinatura idêntica a da identidade apresentada, preferencialmente com carimbo da empresa. Nesse caso é necessário entregar as vias físicas originais assinadas no Ifal.


7.  Quando receberei a minuta do convênio para analisar o texto?

Resposta: A minuta será enviada à empresa por e-mail, após o recebimento da solicitação para firmar convênio. Retiramos a minuta do portal para preservar dados pessoais sensíveis do reitor do Ifal, em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de Agosto de 2018.


8. Ainda tenho dúvidas sobre a concessão de estágios. O que devo fazer?

Resposta: Entre em contato com nosso Departamento de Extensão, Estágios e Egressos através do e-mail e telefone no rodapé desta página.