SEJA - CADASTRANDO UM ESTÁGIO 

EMPRESA COMUM OU PROFISSIONAL LIBERAL

Acesse o SEJA no endereço  seja.ifal.edu.br 

Utilize o mesmo usuário e senha do SIGAA para acessar o sistema. Caso não lembre seu login ou sua senha, clique aqui para recuperar o acesso.

ANTES de cadastrar seu estágio, acesse o SIGAA e atualize todos os seus dados pessoais (e-mail, endereço, telefone, etc.). 

Para dar início ao cadastro, clique no menu lateral Estágios e escolha a opção  "Cadastrar Novo Estágio". 

O cadastro do estágio é feito em 3 passos.

Passo 1 - Clique no campo discente

Clique no campo ou na seta para escolher seu nome e curso.  Se você estiver matriculado em mais de 1 curso no Ifal, escolha para qual curso você deseja cadastrar o estágio. Somente estudantes com matriculas Ativas ou Formandos podem realizar estágio. Se você tiver qualquer problema com sua matrícula o SEJA não permitirá o cadastro do estágio. Procure a Coordenação do Curso ou o CRA para regularizar a situação.

Passo 2 - Escolha a empresa concedente do estágio

Insira o CNPJ da empresa que está oferecendo o estágio. Certifique-se de preencher corretamente o número. Caso o CNPJ não seja encontrado no SEJA, é possível que a empresa ainda não tenha firmado um convênio de estágio com o Ifal. Nesse caso, solicite que a empresa preencha o  Formulário de 1º Contato para iniciar o processo de convênio. 

Passo 3 - Complete as informações do estágio

E-mail: recomendamos que você não utilize o e-mail institucional (@aluno.ifal.edu.br) no cadastro do estágio, pois ele será desativado após sua formatura. O Ifal continuará enviando vagas de emprego e pesquisas de acompanhamento de egressos para o e-mail pessoal cadastrado. 

Pessoa com deficiência: este campo é de preenchimento obrigatório.  

Tipo de estágio: as opções  de preenchimento do SEJA mudam para cada tipo de estágio. Alguns cursos do Ifal não possuem estágio obrigatório na matriz currícular. Escolha o tipo que mais se adequa ao estágio pretendido. Somente nos estágios obrigatórios o Ifal poderá pagar o seguro.

Seguro pago pelo Ifal:  esta opção está disponível apenas para estágios OBRIGATÓRIOS. Se optar pelo seguro pago pelo Ifal, a data de início do estágio deve respeitar o período estabelecido pela seguradora do Ifal. Caso a empresa seja responsável pelo pagamento do seguro, a apólice deverá ser anexada ao final do cadastro, permitindo o início imediato do estágio. É proibido que o estudante pague o próprio seguro. Conforme previsto na lei de estágio, essa é uma responsabilidade delegada à concedente. 

As datas de início do seguro pago pelo Ifal ocorrem duas vezes por mês:

Observação 1 - O prazo para o seguro pago pelo Ifal é contabilizado a partir da data do CADASTRO do estágio no SEJA, e não da data de início do estágio.

Observação 2 - Em meses onde ocorram feriados ou datas em finais de semana, o prazo precisa ser alterado. Nesse caso, o Ifal irá mudar a data de início do estágio no SEJA. Fique atento!

Carga horária diária de estágio: é permitido realizar, no máximo, 6 horas por dia de atividades.

Carga horária semanal de estágio: corresponde à soma das horas trabalhadas em todos os dias da semana. Por exemplo, se você faz 4 horas de estágio por dia e vai à empresa 2 dias na semana, sua carga horária semanal será de 8 horas.  O máximo permitido é de 30h semanais de estágio.

Tempo de estágio - Estágio Obrigatório: selecione a opção "tempo mínimo de estágio obrigatório" para cumprir o tempo de estágio previsto no seu curso. Caso deseje realizar um período maior, você pode optar por "outros períodos" e cumprir até 400 horas a mais do que o previsto na matriz curricular. Por exemplo, se o estágio obrigatório do seu curso é de 100 horas, o SEJA permitirá cadastrar um estágio de até 500 horas (100h + 400h). Para períodos superiores, escolha a modalidade de estágio Não Obrigatório.

Início do estágio - Estágio Obrigatório: selecione a data de início, e o SEJA calculará automaticamente a data de término do estágio.

Tempo de estágio - Estágio Não Obrigatório: insira a data de início e término do estágio. O SEJA calculará automaticamente a carga horária total. O tempo máximo permitido de estágio é de 2 anos na mesma empresa concedente.

Observação - A limitação de 2 anos não se aplica a Pessoas com Deficiência (PCDs), que podem realizar estágio durante todo o curso.

Local do estágio: selecione o local onde você realizará a maior parte das atividades do estágio. 

Remoto: escolha essa opção se seu estágio for home office.

Presencial - Na sede da empresa: quando o estágio for no mesmo endereço cadastrado na concedente.

Presencial - Outro local: selecione esta opção para estágios realizados em locais diferentes do endereço oficial da empresa, como um canteiro de obras em construtoras ou uma filial em uma grande rede de lojas. Ao escolher esta opção, será exibido um campo para preencher o endereço completo. Não se esqueça de informar o nome da rua, o número e a cidade. 

Bolsa estágio e auxílio transporte: o pagamento é opcional para estágios obrigatórios. No entanto, a Lei Federal de Estágio exige o pagamento de bolsa e auxílio transporte para estágios não obrigatórios.

Observação 1 - O valor do auxílio transporte no SEJA é calculado por dia (diário). Se a empresa fornecer o valor mensal, basta dividi-lo por 22 (número padrão de dias úteis em um mês).

Observação 2 - Mesmo em estágios remotos, o pagamento do auxílio transporte continua obrigatório, já que a legislação ainda não foi atualizada.

Professor orientador:  precisa ser obrigatóriamente um docente da área técnica do seu curso. Digite as primeiras letras do nome do seu professor no campo indicado. Selecione o docente e o SEJA exibirá o nome completo e o e-mail cadastrado no SIGAA. Certifique-se de conversar com o professor antes de cadastrá-lo como oreintador do seu estágio, pois ele precisa aceitar o convite no SEJA para que o Termo de Compromisso fique  liberado para as assinaturas. Verifique o nome correto antes de confirmar a escolha. Caso o e-mail do professor não apareça ou esteja incorreto, ele precisará atualizar seus dados junto à CGP do campus antes de ser cadastrado como orientador.

Supervisor: é o funcionário do quadro efetivo da empresa concedente do estágio, com formação ou experiência na área do curso do estagiário que acompanhará as tarefas diárias do estagiário. Todo estagiário é um aprendiz e, portanto, não pode desempenhar tarefas sem supervisão de um profissional formado na área. A informações do supervisor devem ser fornecidas pela empresa concedente do estágio.  Preencha o e-mail e telefone correto do funcionário, pois ele precisará assinar os relatórios de estágio.

Plano de atividades de estágio: escreva um resumo das principais tarefas que você vai realizar no estágio. A empresa deve fornecer esse plano e ele deve estar de acordo com as atividades do curso no Ifal. Esse campo tem um limite de 500 caracteres, então mantenha o texto curto e direto. Se o plano for muito grande, com tabulação e espaços, pode ocasionar erro no cadastro. Lembre-se de que esse resumo irá aparecer no seu Termo de Realização de Estágio no final das ativiades.

Dados do seguro contra acidentes pessoais: este campo aparecerá apenas para estágios não obrigatórios e para estágios obrigatórios onde o Ifal não vai pagar o seguro. Não é permitido realizar estágio sem seguro contra acidentes. Preencha o nome e o CNPJ da seguradora, o número da apólice e clique no campo apontado para anexar o arquivo do seguro.

Observação 1 - A empresa que está contratando você deve fornecer esse documento.

Observação 2 - A apólice de seguro deve mostrar os dados do segurado e as datas de início e fim da cobertura. Se o documento diz que a cobertura começa 24 horas após o pagamento, se trata de uma proposta (orçamento) e não uma apólice. Aguarde a apólice verdadeira para cadastrar seu estágio.

Observação 3 - Algumas empresas possuem uma apólice coletiva para todos os funcionários e estagiários. Nesse caso, a apólice deve confirmar no texto que o seguro cobre estagiários também. Nos casos de apólice coletiva, o Ifal aceita uma declaração assinada um um representante da empresa. Veja aqui o Modelo de Declaração.

Após preencher todas as informações clique em CADASTRAR ESTÁGIO

Acompanhamento da Solicitação

Fique atento às próximas etapas pelo seu e-mail cadastrado ou acessando o SEJA para verificar o status da solicitação. Se for necessário alterar alguma informação no cadastro, compareça ao setor de estágio do campus. Todos os dados podem ser ajustados antes da assinatura do Termo de Estágio. 

Aprovação do Cadastro: Um dos responsáveis pelo estágio no Ifal irá revisar seu cadastro e aprovar ou recusar a solicitação. Caso o estágio seja Negado, você poderá verificar o motivo no e-mail ou diretamente no status da solicitação. Em alguns casos, será possível realizar ajustes e corrigir o que for solicitado. Mesmo havendo aprovação, as datas de início e fim do estágio podem ser modificadas, em função do seguro do Ifal ou da vigência da apólice cadastrada.

Aceite do Professor Orientador: Após a aprovação do seu cadastro de estágio, o professor orientador receberá um e-mail com o convite para aceitar seu estágio. Se houver algum problema com o e-mail, o professor pode acessar diretamente o SEJA para realizar a aprovação. Consulte o Guia do Professor Orientador no SEJA para mais informações.

Enquanto o professor não aceitar seu estágio, o status permanecerá como "Aguardando orientador". Caso seja necessário, você pode solicitar a troca do professor orientador comparecendo ao setor de estágios do seu campus.

Assinando o Termo de Compromisso de Estágio:  Após o aceite do professor orientador, acesse o SEJA, vá em "Gerenciar Estágios" e clique no estágio com o status "Aguardando assinatura". Veja na imagem abaixo onde clicar para gerar seu Termo de Compromisso de Estágio (TCE). O documento pode ser assinado de forma digital ou manual. Providencie o mais rápido possível as assinaturas da empresa e a sua, e entregue o documento no setor de estágio do seu campus. Consulte aqui os contatos de cada unidade do Ifal. Se optar por enviar o documento por e-mail, lembre-se de identificar seu nome no título (Exemplo: Nome do aluno - TCE assinado). O Ifal irá verificar, assinar e incluir o documento assinado no SEJA.

Lembre-se de que o SEJA apaga automaticamente os estágios que não se tornarem Ativos dentro de 40 dias.

INÍCIO DO ESTÁGIO

O início das atividades deve acontecer após a entrega do TCE assinado na Coordenação de Estágios e upload do documento no SEJA. Somente a Coordenação de Estágio pode realizar o cadastro do TCE assinado no SEJA.  Você, a empresa, o professor e o supervisor receberão um e-mail informando que o Ifal autorizou o início do estágio.

Não inicie seu estágio sem a documentação assinada. O Ifal não reconhece e não se responsabiliza por estágio ou Jovem Aprendiz iniciado sem a documentação regularizada. 

ONDE EU CONSIGO MEU TERMO DE ESTÁGIO ASSINADO PELO IFAL?

Acesse o SEJA, vá em Gerenciar Estágios, clique na seta no estágio para visualizar os detalhes

Role a página até a seção "Termos do estágio". Na imagem abaixo, veja onde visualizar e baixar o seu Termo de Compromisso assinado pelo Ifal. 

Status do SEJA no Cadastro de Estágio: